Ministro de Lula será ouvido nesta quarta-feira no Senado

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, participará de uma audiência na quarta-feira (17), a partir das 14h, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

Durante a sessão, o ministro deverá apresentar as principais diretrizes, metas e programas prioritários da pasta para os próximos anos, além de responder aos questionamentos dos parlamentares sobre temas relacionados ao setor agropecuário.

Deputado federal licenciado, André de Paula assumiu o comando do Ministério da Agricultura em 1º de abril deste ano, substituindo Carlos Fávaro, que retornou ao Senado Federal.

Esta não será a primeira participação do ministro na comissão, já que ele esteve no colegiado no ano passado quando comandava o Ministério da Pesca e Aquicultura. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária é presidida pelo senador Zequinha Marinho.

TCU aprova contas de Lula com ressalvas e alerta sobre dívida pública e renúncias fiscais

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (10), as contas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva referentes ao exercício de 2025.

Apesar da aprovação, os ministros seguiram o parecer do relator, Benjamin Zymler, que apontou uma série de ressalvas relacionadas à execução orçamentária e financeira da União. Entre os pontos destacados estão falhas na análise de um empréstimo de R$ 12 bilhões aos Correios, o crescimento da dívida pública e o elevado volume de renúncias fiscais concedidas pelo governo.

O relatório também alertou para a rigidez do orçamento federal, já que mais de 91% das despesas são obrigatórias, além de destacar que as renúncias fiscais somam R$ 544 bilhões, o equivalente a 4,7% do PIB.

Embora tenha reconhecido o cumprimento da meta fiscal dentro das regras vigentes, o TCU observou que o déficit do Governo Central alcançou R$ 58,6 bilhões. O parecer aprovado será agora encaminhado ao Congresso Nacional, responsável pela análise final e julgamento das contas do governo federal.

Editorial aponta manobras fiscais do governo Lula e alerta para aumento da dívida pública

Um editorial do jornal Estadão criticou a política fiscal do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que medidas adotadas para ampliar gastos e incentivar a economia estariam sendo realizadas por meio de mecanismos que reduzem o impacto nas regras do novo arcabouço fiscal.

Com base em relatório do economista Marcos Mendes, da XP Investimentos, o texto destaca que 33 medidas anunciadas em 2026 somariam cerca de R$ 215 bilhões entre aumento de despesas e renúncias de receitas, valor que, segundo a análise, supera os recursos liberados pela chamada “PEC da Transição”, aprovada no início do atual governo.

Segundo o editorial, parte desses gastos não aparece diretamente nos indicadores fiscais devido ao uso de linhas de crédito subsidiadas, fundos públicos e créditos extraordinários.

O texto compara essas práticas às chamadas “pedaladas fiscais” que marcaram o governo da ex-presidente Dilma Rousseff e afirma que, embora diversas medidas possam ter justificativas econômicas e sociais, a falta de transparência sobre seus impactos nas contas públicas aumenta as preocupações em relação ao crescimento da dívida pública e à sustentabilidade fiscal do país.

Edinho Silva descarta ruptura com Brandão ao defender candidatura própria do PT em 2026

Durante passagem por São Luís, o presidente nacional do PT, Edinho Silva afirmou que a decisão do partido de lançar o vice-governador Felipe Camarão como candidato ao Governo do Maranhão em 2026 não representa um rompimento político com o governador Carlos Brandão.

Segundo Edinho, a escolha faz parte de uma estratégia partidária para fortalecer um projeto próprio, mas sem fechar as portas para futuras conversas e entendimentos políticos.

“O lançamento da candidatura do Felipe não significa ruptura com o governador Brandão. Significa que nós escolhemos o caminho de construir uma candidatura própria, e vamos conversar no futuro”, declarou o dirigente petista.

A fala foi interpretada como um gesto de aproximação e sinalização de diálogo com Brandão, indicando que, apesar da disputa eleitoral prevista para 2026, o PT pretende manter uma relação política respeitosa com o atual governador maranhense.

Haddad volta a defender “taxa das blusinhas” 

O ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad afirmou que continua favorável à chamada “taxa das blusinhas”, mesmo após a revogação da cobrança do imposto federal sobre compras internacionais de até US$ 50.

Em declaração feita na última quarta-feira (27), Haddad disse que não mudou de opinião sobre a medida, criada em 2024, e argumentou que ela buscava garantir equilíbrio tributário entre empresas instaladas no Brasil e plataformas estrangeiras de comércio eletrônico. Segundo ele, os estados continuam cobrando ICMS sobre essas operações, o que mantém o debate sobre a tributação das importações.

Apontado como possível candidato ao Governo de São Paulo em 2026, Haddad também comentou o cenário político e voltou a criticar a gestão do governador Tarcísio de Freitas.

Além disso, abordou a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro do PT, afirmando que ainda é cedo para discutir o tema, mas defendendo a realização de prévias partidárias para a escolha de futuros candidatos. Segundo ele, uma disputa interna para definição de nomes fortaleceria o processo democrático dentro da legenda.

Pesquisa aponta empate entre Lula e Caiado em eventual 2º turno da eleição presidencial

Levantamento da pesquisa Real Time Big Data, divulgado nesta segunda-feira (1º), mostra um cenário de empate entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado em uma eventual disputa de segundo turno pela Presidência da República.

De acordo com os dados, ambos aparecem com 43% das intenções de voto. Nos cenários contra o senador Flávio Bolsonaro e o ex-governador mineiro Romeu Zema, Lula registra 45% e 43%, respectivamente, enquanto os adversários alcançam 40%, configurando empate técnico dentro da margem de erro.

No primeiro turno, porém, Lula mantém vantagem e aparece com 38% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro soma 31%. Já Caiado e Zema têm desempenho mais modesto, com 6% e 4%, respectivamente.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 29 e 30 de maio, possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-05864/2026.

MP investigar irregularidades na Prefeitura de São Pedro da Água Branca

O MPMA – Ministério Público do Estado do Maranhão converteu a Notícia de Fato nº 000282-070/2024 em Inquérito Civil para apurar supostos atos de improbidade administrativa praticados no âmbito da Prefeitura de São Pedro da Água Branca.

A investigação envolve suspeitas de pagamento irregular de salários, existência de “funcionários fantasmas”, favorecimento político-eleitoral e possíveis irregularidades em processos licitatórios, incluindo o Pregão Eletrônico nº 012/2022.

Segundo o Ministério Público, a apuração teve origem em denúncia apresentada pelo vereador Bryan Caldas Siqueira Freire contra a ex-prefeita Marília Gonçalves de Oliveira e a ex-secretária de Educação Miriam da Silva Pereira.

O órgão afirmou que as diligências preliminares não foram suficientes para concluir a investigação, principalmente diante da ausência de parte da documentação requisitada às investigadas. O inquérito terá prazo inicial de um ano, podendo ser prorrogado conforme a legislação vigente.

Aliados de Lula avaliam cenário eleitoral e monitoram desgaste de Flávio Bolsonaro

Integrantes próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que um desgaste moderado do senador Flávio Bolsonaro seria o cenário mais favorável para a disputa presidencial.

Segundo interlocutores do governo, a estratégia seria enfraquecer politicamente o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro sem provocar uma eventual desistência da candidatura, o que poderia abrir espaço para outro nome da direita considerado mais competitivo em um segundo turno. A campanha de Lula pretende explorar temas como as investigações envolvendo o caso das “rachadinhas”, além de outras controvérsias ligadas ao senador, que nega qualquer irregularidade.

Enquanto isso, possíveis pré-candidatos da direita buscam ampliar espaço no cenário nacional. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, elevou o tom das críticas ao afirmar que pretende compor chapa com alguém de “ficha muito limpa”. Já o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem defendido um nome sem desgastes políticos.

O influenciador Renan Santos também intensificou ataques ao senador nas redes sociais. A expectativa do meio político é de que pesquisas eleitorais, como a do Datafolha, indiquem o impacto dessas movimentações sobre a imagem de Flávio Bolsonaro junto ao eleitorado.

Brandão confirma filiação ao MDB durante encontro com lideranças em Brasília

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, confirmou oficialmente na noite desta terça-feira (19) sua filiação ao MDB. Embora a ficha de filiação já estivesse assinada desde abril, o anúncio público ocorreu durante um jantar realizado na residência do ex-presidente José Sarney, em Brasília, reunindo lideranças emedebistas de diferentes estados do país.

O encontro também serviu para reforçar movimentações políticas do grupo no Maranhão. A deputada federal Roseana Sarney reafirmou a intenção de disputar uma vaga ao Senado nas eleições deste ano.

Já o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, destacou que o palanque do MDB no estado também dará apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo diante da possibilidade de candidatura própria do PT no Maranhão.