Brandão anuncia pagamento de precatórios do Fundef de professores do MA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou a liberação da terceira parcela dos precatórios do Fundef para professores aposentados da rede estadual de ensino.

Segundo o chefe do Executivo, os valores já foram depositados nas contas dos beneficiários. Além disso, o pagamento destinado aos profissionais desligados da rede estadual, que estava previsto em cronograma da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi antecipado para esta terça-feira.

De acordo com a Seduc, mais de R$ 1 bilhão será destinado aos beneficiários dos precatórios, contemplando profissionais ativos, aposentados, desligados e herdeiros, totalizando mais de 42 mil pessoas.

O governo informou ainda que os herdeiros seguirão o calendário já estabelecido, com os pagamentos sendo realizados a partir de 22 de junho, conforme a análise e tramitação de cada processo.

Brandão determina fiscalização rigorosa para garantir prioridade de ambulâncias nos ferryboats

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, informou neste sábado (14) que o Governo do Estado notificou as empresas responsáveis pelo serviço de ferryboat para que cumpram integralmente a Portaria nº 83, publicada em 14 de maio de 2026.

A norma garante prioridade total às ambulâncias no embarque e desembarque, além de assegurar a isenção do pagamento de tarifas. Segundo o governador, o Estado também irá intensificar a fiscalização para garantir que a determinação seja respeitada pelas operadoras.

A manifestação ocorreu após relatos de dificuldades enfrentadas por veículos de emergência durante a travessia entre os terminais de ferryboat. Em publicação nas redes sociais, Brandão destacou que o transporte de pacientes é uma questão essencial e não pode sofrer qualquer tipo de obstáculo.

Com a medida, o governo pretende assegurar mais agilidade no deslocamento de ambulâncias e fortalecer o atendimento de urgência e emergência entre os municípios atendidos pelo sistema aquaviário maranhense.

Brandão anuncia início de obra na Ponte do Estreito dos Mosquitos

O governador Carlos Brandão divulgou nesta quinta-feira (11) uma conversa com o ministro dos Transportes, George Santoro, e o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, sobre a situação da Ponte do Estreito dos Mosquitos, principal acesso terrestre à capital maranhense.

Durante a ligação, o ministro informou que o Governo Federal está na fase final de contratação da empresa responsável pela construção da nova ponte e que a assinatura do contrato deve ocorrer na próxima semana. Segundo Santoro, a expectativa é que a obra seja concluída em até um ano, após a decretação de situação de emergência para agilizar os procedimentos.

Fabrício Galvão destacou que, apesar de não haver interrupção total do tráfego, a importância estratégica da ponte para o acesso a São Luís justificou a adoção de medidas emergenciais. Ele garantiu que a ordem de serviço para o início dos trabalhos deverá ser assinada ainda neste mês.

Carlos Brandão agradeceu o apoio do Governo Federal e colocou a estrutura do Estado à disposição para colaborar com as ações. Em resposta, o diretor-geral do DNIT reafirmou o compromisso do órgão e do governo federal em solucionar o problema e garantir a execução da obra o mais rápido possível.

Lahésio Bonfim desiste da disputa pelo Governo do Maranhão e anuncia pré-candidatura ao Senado

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (Novo), anunciou nesta quinta-feira (11) sua desistência da disputa pelo Governo do Maranhão nas eleições de 2026.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o político informou que passará a disputar uma vaga no Senado Federal, afirmando que abre mão da candidatura ao Palácio dos Leões em nome de um projeto maior para o estado. No pronunciamento, Lahésio também fez críticas à possibilidade de continuidade de grupos políticos no comando do Maranhão, em referência indireta ao projeto de sucessão do governador Carlos Brandão.

A decisão altera o cenário da sucessão estadual e aumenta as especulações sobre uma possível aliança com o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), embora Lahésio ainda não tenha oficializado apoio a nenhum pré-candidato ao governo. Nos bastidores, a expectativa é de que ele integre um palanque de oposição e forme uma chapa ao Senado, hipótese que ganha força entre aliados.

A movimentação política também reacende o debate sobre o equilíbrio da disputa estadual, enquanto lideranças aguardam um novo posicionamento do agora pré-candidato ao Senado sobre os próximos passos de sua estratégia eleitoral.

Saiba quem são os pré-candidatos ao Governo do Maranhão e ao Senado nas eleições de 2026

Com a aproximação das eleições gerais de 2026, o cenário político maranhense já conta com definições importantes para a disputa pelo Palácio dos Leões e pelas duas vagas que estarão em jogo no Senado Federal. Embora as candidaturas ainda dependam de homologação nas convenções partidárias, cinco nomes aparecem como pré-candidatos ao Governo do Maranhão e outros seis são apontados para a corrida ao Senado.

Na disputa pelo Governo do Estado, figuram como pré-candidatos Eduardo Braide (PSD), Orleans Brandão (MDB), Lahesio Bonfim (Novo), Felipe Camarão (PT) e Enílton Rodrigues (PSOL). Os partidos seguem em fase de articulações para formação de alianças e definição das chapas que disputarão o pleito de outubro.

Para o Senado Federal, seis nomes são apontados como pré-candidatos: Eliziane Gama (PSD), Weverton Rocha (PDT), André Fufuca (PP), Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), Roberto Rocha (Republicanos) e Hilton Gonçalo (Mobiliza). A disputa promete ser uma das mais acirradas dos últimos anos, já que os eleitores maranhenses escolherão dois senadores em um mesmo pleito.

As candidaturas serão oficializadas durante as convenções partidárias, previstas para ocorrer entre o fim de junho e o início de agosto, conforme o calendário eleitoral. Até lá, os pré-candidatos seguem intensificando agendas políticas, buscando alianças e apresentando propostas para conquistar o apoio do eleitorado maranhense rumo às eleições de outubro.

TCU aprova contas de Lula com ressalvas e alerta sobre dívida pública e renúncias fiscais

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (10), as contas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva referentes ao exercício de 2025.

Apesar da aprovação, os ministros seguiram o parecer do relator, Benjamin Zymler, que apontou uma série de ressalvas relacionadas à execução orçamentária e financeira da União. Entre os pontos destacados estão falhas na análise de um empréstimo de R$ 12 bilhões aos Correios, o crescimento da dívida pública e o elevado volume de renúncias fiscais concedidas pelo governo.

O relatório também alertou para a rigidez do orçamento federal, já que mais de 91% das despesas são obrigatórias, além de destacar que as renúncias fiscais somam R$ 544 bilhões, o equivalente a 4,7% do PIB.

Embora tenha reconhecido o cumprimento da meta fiscal dentro das regras vigentes, o TCU observou que o déficit do Governo Central alcançou R$ 58,6 bilhões. O parecer aprovado será agora encaminhado ao Congresso Nacional, responsável pela análise final e julgamento das contas do governo federal.

Brandão reúne 23 vereadores de São Luís para destacar ações do governo na capital

O governador Carlos Brandão reuniu 23 vereadores de São Luís no Palácio dos Leões, nesta quarta-feira (10), para apresentar um balanço das obras e investimentos do Governo do Maranhão na capital.

Durante o encontro, que ocorreu sem a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor, Brandão destacou a importância da parceria com o Legislativo municipal e pediu apoio dos parlamentares na divulgação das ações realizadas pela gestão estadual nos bairros da cidade.

Entre as obras citadas pelo governador estão a Nova Litorânea, a Avenida Metropolitana, os canais da Macaúba e da Areinha, a reforma do Viva da Cidade Operária e a pavimentação de ruas em diversos bairros.

Brandão também lembrou intervenções já entregues, como a requalificação da Lagoa da Jansen, a Praça do Sol, a Praça dos Açores e unidades de saúde especializadas. “Com diálogo, municipalismo e união de esforços, seguimos trabalhando para melhorar a vida dos ludovicenses”, afirmou o governador.

MP acompanha implantação de auxílio-alimentação na Câmara de Barra do Corda

O MPMA – Ministério Público do Maranhão converteu uma Notícia de Fato em Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar a implantação do auxílio-alimentação instituído pela Resolução nº 012/2025 da Câmara Municipal de Barra do Corda.

A medida foi adotada após o esgotamento do prazo de tramitação da investigação preliminar, sem a conclusão da análise técnica solicitada à Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça (ASSTEC/PGJ). O procedimento teve origem em solicitação do presidente da Câmara Municipal, que buscou manifestação do Ministério Público sobre a validade, legalidade e vigência da resolução.

A norma estabelece o pagamento mensal de auxílio-alimentação no valor de R$ 800 para vereadores em exercício e de R$ 400 para servidores efetivos da Câmara. O MP busca verificar a regularidade formal do ato, bem como sua compatibilidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal e com os limites constitucionais de gastos do Poder Legislativo municipal.

O Procedimento Administrativo seguirá com a análise técnico-orçamentária da execução financeira da medida, tendo a Câmara Municipal de Barra do Corda como parte investigada.

Operação da PF investiga desvio de recursos públicos e financiamento ilegal de campanhas no Maranhão

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10), a Operação Fundo Oculto para investigar um suposto esquema de desvio de recursos públicos e financiamento ilegal de campanhas eleitorais nas eleições municipais de 2024 no Maranhão. De acordo com as investigações, duas organizações criminosas teriam movimentado cerca de R$ 10 milhões por meio de empresas contratadas por prefeituras maranhenses.

Após receberem pagamentos dos contratos, os valores eram sacados em espécie ou transferidos para contas de terceiros, com o objetivo de dificultar o rastreamento dos recursos. A PF também aponta o envolvimento de um gerente bancário que atuava em São Luís.

As apurações identificaram um aumento expressivo das movimentações financeiras no período que antecedeu as eleições, além da utilização de contas de laranjas, saques em dinheiro e planilhas paralelas para controlar a distribuição dos valores. Até o momento, 15 candidatos foram apontados como beneficiários diretos ou mencionados em negociações relacionadas aos repasses investigados.

Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, além da quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados, afastamento de um servidor público e bloqueio de bens avaliados em aproximadamente R$ 4 milhões. Os envolvidos poderão responder por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção, falsidade ideológica eleitoral e desvio de recursos públicos.