MP apura uso indevido de veículo da Prefeitura de São José de Ribamar

O Ministério Público do Estado do Maranhão instaurou um Inquérito Civil para investigar denúncia de suposto uso indevido de um veículo público vinculado à Prefeitura de São José de Ribamar.

O procedimento, registrado sob o número SIMP 005087-509/2025, teve origem em denúncia encaminhada à Ouvidoria do Ministério Público.

De acordo com as informações apuradas, o veículo investigado é um Chevrolet Ônix, de placa ROT-3I83, que estaria sendo conduzido pelo comandante da Guarda Municipal nas proximidades da Igreja Batista, localizada na Avenida Gonçalves Dias, no município ribamarense.

O Ministério Público deverá realizar diligências e coleta de informações para esclarecer os fatos e verificar se houve irregularidade no uso do automóvel pertencente à administração pública municipal.

MP apura denúncia de servidor da Semtrans em São José de Ribamar 

O MPMA – Ministério Público do Maranhão instaurou um Procedimento Administrativo para apurar denúncia apresentada pelo servidor Valdevir Gomes de Brito, atualmente vinculado à Secretaria Municipal de Trânsito (Semtrans) de São José de Ribamar.

Ele relata suposta irregularidade administrativa após ter sido excluído da lista de servidores autorizados ao porte de arma de fogo institucional. A investigação foi aberta a partir da conversão da Notícia de Fato registrada no sistema SIMP nº 004687-509/2025.

Segundo a portaria, o objetivo do procedimento é aprofundar a apuração dos fatos e reunir informações que esclareçam as circunstâncias da exclusão do servidor da relação de autorizados.

Para isso, o Ministério Público poderá realizar oitivas, solicitar documentos, emitir certidões e adotar outras diligências necessárias.

Comunidade critica prefeito de Ribamar por horários escolares e falta de segurança nas unidades

Moradores de São José de Ribamar intensificaram críticas à gestão do prefeito Dr. Julinho diante da manutenção de horários estendidos nas escolas municipais e da ausência de policiamento nas unidades de ensino. A insatisfação ganhou força após episódios recentes de violência que impactaram diretamente alunos e profissionais da educação.

Pais e responsáveis questionam a saída de crianças às 18h30 e até às 12h30 em turnos alternados, alegando riscos à segurança e desgaste físico e emocional. A comunidade cobra revisão imediata do modelo adotado pela Secretaria Municipal de Educação e reforço na proteção escolar.

Em relato emocionado, uma mãe de aluno afirmou que “nenhum pai está gostando de criança sair 6h30 da tarde” e criticou o programa municipal que ampliou a permanência dos estudantes nas escolas, atribuindo a ele a exposição de professores e alunos à violência.

Segundo ela, o prolongamento da jornada teria contribuído para que profissionais permanecessem nas unidades em horários considerados vulneráveis. A comunidade anuncia mobilização e pede responsabilização da gestão municipal e das autoridades competentes, defendendo horários considerados mais seguros e medidas efetivas para garantir a integridade de estudantes e servidores.

Julinho insinua que fez primeira escola em localidade de Ribamar e população desmente; se ligue na cara de Luis Fernando!

Durante a entrega de uma obra do Governo do Maranhão na localidade de Santana, em São José de Ribamar, o prefeito Dr. Julinho afirmou publicamente ter sido responsável pela construção da primeira escola da comunidade.

A declaração, no entanto, foi imediatamente contestada por moradores, que desmentiram a informação e afirmaram que a unidade escolar já existia antes da atual gestão. O episódio gerou repercussão negativa entre a população presente e nas redes sociais.

Críticos classificaram a fala como tentativa de se apropriar de ações que não correspondem à realidade local, reforçando avaliações negativas sobre a gestão municipal.

Para parte da população e de lideranças comunitárias, Dr. Julinho entra para a história recente de São José de Ribamar como um prefeito distante das reais necessidades do povo, acumulando críticas por abandono de áreas essenciais e por declarações consideradas inverídicas.

https://www.instagram.com/reel/DUMdItfkR1i/?igsh=MXhkb3UzdTR1YnQx

 Após 50 anos de amizade, pai de Felipe Camarão sai de grupo e rompe com Julinho após gesto a Orleans Brandão

Nos bastidores da política maranhense, um episódio recente passou a ser interpretado como sinal claro de ruptura política e pessoal.

O pai do vice-governador Felipe Camarão, amigo de mais de 50 anos do prefeito de São José de Ribamar, Julinho, desde os tempos de faculdade, teria deixado um grupo de WhatsApp que reunia aliados e amigos em comum.

A decisão ocorreu logo após a divulgação de fotos de Julinho ao lado do governador Carlos Brandão e de Orleans Brandão, no Palácio dos Leões, encontro que simbolizou a consolidação da aproximação do prefeito com o grupo que hoje comanda o Governo do Estado.

A saída do pai de Felipe Camarão do grupo foi vista por interlocutores como um gesto político carregado de significado.

Embora não haja manifestação pública sobre o episódio, a leitura predominante nos meios políticos é de que Julinho estaria cada vez mais alinhado ao projeto dos Brandão, especialmente ao de Orleans, o que teria provocado o afastamento definitivo da família Camarão.

Possível aliança entre Julinho e Orleans Brandão movimenta bastidores da política maranhense

O blog deu a notícia em primeira mão sobre a possibilidade de uma aliança política entre o prefeito de São José de Ribamar, Julinho, e o secretário de Estado Orleans Brandão, que se articula para disputar o governo do Maranhão.

Embora o discurso oficial envolva o tratamento de demandas administrativas do município, nos bastidores ganha força a construção de uma parceria política com foco no apoio de Julinho ao projeto eleitoral de Orleans, o que pode provocar uma reconfiguração no cenário estadual.

Hoje foi realizado uma reunião entre Julinho e o governador Carlos Brandão, já incluída na agenda oficial do chefe do Executivo estadual, com foco no apoio do governo às ações administrativas de Ribamar.

No entanto, a leitura política do encontro aponta para um movimento estratégico: assegurar o alinhamento de Julinho à candidatura de Orleans Brandão.

Caso a articulação avance, o cenário pode resultar em um fato político relevante, aproximando Julinho e Luis Fernando no mesmo palanque, algo até então considerado improvável na política maranhense.

Julinho critica BRK Ambiental e promete retomar controle do abastecimento de água de Ribamar

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (Podemos), fez duras críticas à BRK Ambiental durante entrevista concedida nesta segunda-feira (20) à Rádio Mais FM.

O gestor classificou a empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento no município como “uma piranha para cobrar, mas uma preguiça para resolver os problemas da falta d’água da população”.

Segundo ele, a concessionária tem prestado um serviço ineficiente e descumprido compromissos firmados no contrato de concessão.

Dr. Julinho relembrou que o contrato de privatização foi firmado na gestão do ex-prefeito Gil Cutrim, concedendo à BRK Ambiental o direito de explorar os serviços de água e esgoto por 35 anos.

Desde o início de seu mandato, o atual prefeito tenta, na Justiça, rescindir o acordo, mas uma liminar judicial mantém a empresa à frente da operação.

Enquanto isso, moradores de diversas áreas continuam enfrentando interrupções no fornecimento. O prefeito afirmou que seguirá adotando medidas legais para devolver ao município o controle do sistema, defendendo que “o direito da população a um serviço público de qualidade deve prevalecer sobre os interesses empresariais”.

Mais um assessor ligado a Natércio é exonerado em São José de Ribamar

A disputa política entre o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (Podemos), e o vice-prefeito Natércio Santos (Podemos), continua a se acirrar.

O Diário Oficial do Município trouxe, nesta segunda-feira (18), a exoneração de Evanderson Ferreira Veras, assessor especial II da Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Serviços Públicos e Urbanismo (SEMOSP).

O servidor, aliado de Natércio, havia sido nomeado em janeiro de 2021.

A saída de Evanderson se soma à lista de outros nomes próximos ao vice-prefeito que perderam cargos recentemente, como Annielle Fernanda Nunes Pimentel, Longuinhos Silvino Alves Neto, Joiciane dos Santos Rabelo, Antonio Augusto Costa Melo, Diego Milhomem Vieira Lindoso e Francisco Moraes Melo.

Os afastamentos vêm sendo interpretados como parte do embate político entre Julinho e Natércio, que já tornou público o rompimento ao gravar um vídeo em tom de crítica dura à gestão municipal, responsabilizando o Executivo por falhas na infraestrutura da cidade.

Natércio critica Julinho após exoneração de aliados em São José de Ribamar

A crise política entre o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (Podemos), e o vice-prefeito Natércio Santos (Podemos) se aprofundou após a exoneração de diversos aliados diretos do vice, publicada no Diário Oficial do Município.

Entre os dispensados estão nomes como Annielle Fernanda Nunes Pimentel, Longuinhos Silvino Alves Neto, Joiciane dos Santos Rabelo, Antonio Augusto Costa Melo, Diego Milhomem Vieira Lindoso, Francisco Moraes Melo, entre outros. A ação foi interpretada como uma retaliação política do prefeito contra o grupo de Natércio.

Poucas horas após as exonerações, Natércio gravou um vídeo nas redes sociais em tom de forte crítica à gestão de Julinho. O vice-prefeito denunciou a precariedade da infraestrutura da cidade e responsabilizou a omissão do Executivo por um buraco que teria causado um acidente fatal.

“É inadmissível que vidas sejam perdidas por falta de cuidado”, declarou. O gesto escancarou o rompimento político e mostrou que a relação entre os dois, antes silenciosamente desgastada, agora é de confronto direto.

Entre os exonerados está a jornalista Annielle Pimentel, que recentemente havia saído em defesa pública da primeira-dama Gilvana Duailibe. Em resposta a uma publicação crítica da página Studios Xeque-Mate, Annielle lembrou o vínculo afetivo entre Gilvana e Natércio, e condenou os ataques à emoção demonstrada pela primeira-dama durante o adoecimento do vice.

O racha, agora público e irreversível, promete marcar o cenário político de Ribamar nos próximos meses.