O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) anunciou nesta quarta-feira (22) a criação de uma nova Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Bacabeira. A decisão foi tomada durante a 37ª reunião do CZPE, presidida pelo Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa.
A criação da ZPE de Bacabeira abre caminho para futuros projetos industriais com um potencial estimado de R$ 15 bilhões em investimentos e a geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. O primeiro projeto apresentado para esta ZPE envolve a instalação de uma refinaria modular de combustível, voltada para a produção de combustível sustentável para aviação (SAF) destinado à exportação.
Na mesma reunião, o CZPE aprovou também o primeiro projeto industrial da ZPE de Aracruz, no Espírito Santo, que será voltado para o beneficiamento de rochas ornamentais, destacando seu forte potencial exportador.
Além disso, quatro novos projetos industriais foram autorizados na ZPE de Parnaíba, no Piauí, abrangendo a produção e exportação de mel, cosméticos, tratores agrícolas e castanha de caju, com um investimento total de mais de R$ 17 milhões e a criação de cerca de 250 empregos diretos.
Durante o encontro, o CZPE também discutiu a atualização do marco legal das ZPEs, conforme a Lei nº 14.184/2021, e avançou nas propostas de regulamentação que seguirão para análise de outros órgãos do Executivo antes de serem encaminhadas à Presidência da República.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, comemorou a aprovação da ZPE de Bacabeira, destacando o impacto positivo que a iniciativa terá na atração de investimentos e na geração de emprego e renda no estado.