Cidade mais lulista do país, Central do Maranhão ainda leva viva na memória a criação do programa Bolsa Família

Com pouco mais de 8.800 habitantes, Central do Maranhão ganhou projeção nacional por ter sido o município que, proporcionalmente, mais votou em Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2006. No segundo turno daquele pleito, o petista levou 97,20% dos votos de lá, o que rendeu à cidade a fama de mais lulista do Brasil.

Moradores contam que os motivos que levam a esse apreço pelo petista passam por uma identificação com o passado dele como sindicalista, mas, especialmente, por conta do Bolsa Família.

Para Valter Costa, 80 anos, um dos mais antigos da localidade, a cidade já se identificava com Lula antes mesmo de 2006.

“No primeiro governo, o povo queria mudança porque muitos pais de família, naquela época em que ele era sindicalista, queriam ele como presidente. No segundo governo, votaram nele por causa do Bolsa Família”, afirma.

Mesmo com a mudança do nome do programa para Auxílio Brasil, a população ainda associa a imagem de Lula ao Bolsa Família, segundo a prefeita do município, Cleudilene Gonçalves Privado Barbosa, a Fechinha.

“[A admiração pelo Lula] é muito pela implantação do Bolsa Família, por ser uma cidade, na época, muito carente. Muitas pessoas são gratas até hoje”, diz a prefeita do Republicanos, partido que nacionalmente é da base de apoio do presidente Bolsonaro.

Divergência Politica

Apesar da rejeição de parte da população, há quem defenda Bolsonaro com convicção. Em sua maioria, são jovens que eram crianças no período em que Lula era presidente, pessoas mais conservadoras ou que não gostam do PT em razão das acusações de corrupção.

Deixe um comentário