Assembleia Legislativa concede Medalha Manuel Beckman a José Sarney

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) realizará uma sessão solene em homenagem ao ex-presidente da República e escritor José Sarney, de 94 anos.

O evento acontecerá nesta quarta-feira (19), às 10h, no Plenário Nagib Haickel, onde Sarney receberá a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”, a mais alta honraria do Poder Legislativo.

A sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” a José Sarney é fruto de uma proposição do deputado Roberto Costa (MDB).

A cerimônia será presidida pela deputada Iracema Vale (PSB), presidente do Parlamento Estadual.

A homenagem também contará com a exposição “Hoje é Dia de… José Sarney”, em parceria com a Fundação da Memória Republicana. A exposição será composta por painéis que retratam capas de obras essenciais de Sarney, trechos desses títulos e críticas de destaque ao longo do tempo.

Instalada no hall de entrada do Plenário Nagib Haickel, a exposição destacará parte da vasta produção literária do membro das Academias Brasileira (ABL) e Maranhense de Letras (AML). Entre as 120 obras publicadas por Sarney estão “Norte das águas” (contos, 1969), “Marimbondos de fogo” (poesia, 1978) e “A duquesa vale uma missa” (romance, 2007).

Nascido em Pinheiro, Maranhão, em 24 de abril de 1930, José Sarney de Araújo Costa é advogado, escritor e político. Filho de Sarney de Araújo Costa e Kiola Ferreira de Araújo Costa, casou-se com Marly Macieira Sarney, com quem tem três filhos. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Maranhão em 1953 e ingressou na Academia Maranhense de Letras no mesmo ano.

Sarney iniciou sua carreira política em 1954 e ocupou diversos cargos ao longo de sua trajetória. Foi deputado federal, governador do Maranhão, vice-presidente da República e senador. Tornou-se presidente da República em 1985, após a morte de Tancredo Neves. Após seu mandato presidencial, elegeu-se duas vezes senador pelo estado do Amapá, ocupando a presidência do Senado em dois períodos distintos (1995-1996 e 2003-2004).

Além de sua carreira política, Sarney é um prolífico escritor com uma vasta obra que inclui poesia, contos, crônicas e romances. Algumas de suas obras mais notáveis são:

  • A Canção Inicial (1952, poesia)
  • A pesca do curral (ensaio, 1953)
  • Norte das águas (contos, 1969)
  • Marimbondos de fogo (poesia, 1978)
  • O dono do mar (romance, 1995)
  • Saraminda (romance, 2000)
  • A duquesa vale uma missa (romance, 2007)
  • Maranhão – sonhos e realidades (romance, 2010)

1 comentário em “Assembleia Legislativa concede Medalha Manuel Beckman a José Sarney”

  1. Na minha opinião, José Sarney é o maior estadista da história da República brasileira. Homem culto, equilibrado, pacificador e incentivador do progresso.

    Responder

Deixe um comentário