Na última segunda-feira (4), a prefeitura de Anajatuba anunciou a exoneração do secretário municipal de saúde, Luís Fernando, em meio a alegações de fraude na folha de pagamento dos servidores da cidade. As suspeitas surgiram após denúncias apresentadas ao Ministério Público do Maranhão (MP-MA), que investiga um possível caso de nepotismo e irregularidades envolvendo o pai de Fernando, Nelson Aragão.
Nelson Aragão, que faleceu em agosto de 2023, era médico e, segundo as denúncias, seu nome ainda constava na folha de pagamento dos servidores municipais, mesmo após sua morte. Ele estava supostamente vinculado ao Programa Saúde da Família, levantando questionamentos sobre se seu salário estava sendo indevidamente recebido por terceiros.
O MPMA está empenhado em esclarecer se os pagamentos continuaram sendo feitos após o óbito de Nelson Aragão e, caso positivo, quem estava se beneficiando dos valores destinados a ele. A situação se torna ainda mais complexa devido ao parentesco de Nelson com o prefeito da cidade, Hélder Aragão, que é seu irmão.
Em resposta às alegações, a Prefeitura de Anajatuba emitiu uma nota explicando que os pagamentos referentes a Nelson não foram realizados após sua morte. A administração municipal justificou o incidente como um mero esquecimento no processo de atualização da folha de pagamento.