De iniciativa da gestão estadual, um novo programa no Maranhão promete fortalecer a assistência na área da Atenção Primária. Coordenado pela Secretaria de Estadual de Saúde, o “Cuidar de Todos – Atenção Primária” será lançado nesta quinta-feira (3) e o encontro reunirá representantes municipais, membros do executivo e do legislativo.
“Esse programa marcará a história da Saúde no Maranhão. É a união de esforços e um forte apoio do governo para reverter indicadores de saúde que impactam diretamente a vida dos maranhenses. O programa chega para fortalecer esse atendimento que é realizado pela atenção básica, tão importante à população”, destaca Tiago Fernandes, secretário estadual de saúde.
Por meio do programa, o Governo irá fornecer apoio técnico e equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde e equipes de Saúde da Família dos municípios que aderirem ao programa. Os equipamentos incluem balança, equipamentos para realização de teste do olhinho, Glicosímetro, kits de saúde bucal e muito mais. O objetivo é melhorar a estrutura destes dispositivos nos municípios e, consequentemente, apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.
A proposta do programa é melhorar indicadores como Taxa de Mortalidade infantil; Taxa de Mortalidade Materna; Taxa de Mortalidade por Acidente envolvendo motociclista; Taxa de Mortalidade por AVC e Infarto Agudo do Miocárdio; entre outros que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
O programa Cuidar de Todos, além da Atenção Primária, deve contemplar também ações como cirurgias, serviços especializados, saúde animal, realizar ações nas comunidades e incluir um projeto específico para agilizar os atendimentos às vítimas de AVC.