Após o Governo Federal informar sobre a desistência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de viajar à China para compromissos políticos, o governador Carlos Brandão, do PSB, anunciou o cancelamento da sua ida ao país asiático.
Lula foi diagnosticado com uma broncopneumonia e, por orientação médica, decidiu cancelar compromissos que já estavam firmados com os chineses.
Com a ausência de Lula e dos ministros na comitiva, Brandão também decidiu desistir da agenda e aguardar a nova data em que o presidente visitará o país asiático. Depois dele, oito ministros decidiram também cancelar ida ao país que é o maior parceiro econômico do Brasil.
No fim de semana, Brandão deu continuidade à sua agenda de trabalho e anunciou o decreto com a inclusão de 21 municípios no quadro de situação de emergência.
Na manhã desta segunda-feira, ele comentou parecer técnico do Ministério Público, que atesta que a proposta de reajuste salarial feita aos professores grevistas, já está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Ele dará agora continuidade a uma série de compromissos no estado, com atenção voltada aos impactos das fortes chuvas e que já atingiram mais de 31 mil famílias maranhenses.