Comandado no Maranhão pelo deputado estadual Othelino Neto, por meio de sua irmã Flávia Alves Maciel, o partido Solidariedade está no centro de uma polêmica por não adotar critérios claros para a escolha de seus candidatos nas eleições deste ano.
Esse cenário é evidenciado em São José de Ribamar, terceiro maior município do estado, onde dois dos candidatos a vereador pelo partido são alvos de investigações criminais pela Polícia Civil do Maranhão.
O vereador Rangleyson Wesley Dias dos Santos, um dos candidatos do partido, enfrenta acusações graves de estupro contra um garoto de apenas 9 anos, crime supostamente cometido durante seu mandato como Conselheiro Tutelar.
Outro candidato do Solidariedade, Francinaldo Freitas da Cunha, conhecido como “Dodô do Panaquatira”, é investigado pela morte de Jocenilse de Fátima Pereira Dias, com quem mantinha um relacionamento extraconjugal. Essas situações colocam em xeque o processo de seleção de candidatos do partido, gerando preocupação e críticas entre os eleitores locais.