No município de Santa Inês, o prefeito Felipe dos Pneus (Republicanos) autorizou um pregão eletrônico no valor de mais de R$ 3 milhões para a contratação de serviços funerários.
O pregão, identificado como nº013/24, está agendado para ocorrer no dia 18 deste mês, com critério de julgamento baseado no menor preço por item.
Entre os serviços listados no pregão, estão a aquisição de urnas funerárias, serviços de conservação, velório e translado de roupas fúnebres. Essas ações visam atender as demandas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Entretanto, o prefeito Felipe dos Pneus não está livre de controvérsias. No ano passado, ele foi alvo da Operação Tríade, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público.
A operação investigou a suposta participação do político como líder de uma organização criminosa envolvida no desvio de aproximadamente R$ 55 milhões dos cofres do município.
Como resultado, o prefeito foi afastado do cargo por determinação da desembargadora Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, presidente da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Este não foi o único episódio de afastamento de Felipe dos Pneus da função de prefeito. Em 2022, após ação da Polícia Federal, ele foi temporariamente retirado do cargo pela primeira vez.