TSE define regras rigorosas para autodeclaração racial nas Eleições de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou na quarta-feira, 24, medidas significativas para combater possíveis fraudes relacionadas à autodeclaração racial nas eleições municipais de 2024.

O foco principal está na garantia da veracidade das informações prestadas pelos candidatos a prefeitos e vereadores.

Durante a audiência, foram discutidas as minutas que abordam alterações na autodeclaração dos candidatos de uma eleição para outra. Uma das decisões mais destacadas foi a proibição de mudanças na autodeclaração racial.

Caso a cor declarada no registro de candidatura seja preta ou parda e divergir das informações do Cadastro Eleitoral ou de um registro anterior, o candidato e a respectiva entidade política serão intimados a esclarecer a alteração da declaração.

2 comentários em “TSE define regras rigorosas para autodeclaração racial nas Eleições de 2024”

  1. No meu ponto de vista,tem tanta coisa importante para ser corrigido em procedimento eleitoral e destacar um procedimento de alteração de cor ou raça
    . O que faltando é caráter,seriedade,cumprir o simbolismo daquela balança do tempo que a Grécia era o maior centro de conhecimento,ainda hoje este símbolo representa um “JUSTIÇA” no Brasil país,um país aonde a injustiça,a corrupção e a criminalidade predomina,é
    continuar enganar os políticos cegos de conhecimentos e pobres que vive satisfeito com esmolha dos próprios políticos.
    Digo isso ,porque testemunhei durante 58 anos como eleitor,candidato a vereador,vice e Prefeito.;tendo exercício vários mandatos de vereador,/Presidente da Câmara,Vice-prefeito três vezes candidato a Prefeito sem sucesso ,engolido pelo sistema.
    E por ter feito um trabalho honesto voltado para os menos favorecido nascido sucesso. Tudo isto por não optar pelas esperteza daqueles que manipulava o sistema.
    Infelizmente moramos em um País que
    Que a Justiça acha mais importante punir um Presidente da República por causa de um Cartão de Vacina,do que Um presidente que comprovadamente praticou corrupção coitadinho foi preso e depois contemplado com a premiação no cargo Presidente da República. Desculpe deve ser alterada a Lei que diz que os direitos são iguais.
    Fica minha dúvida. Por quê um preso que foi forçado a se defender para não morrer e por força do destino ,tornou-o criminosou e a ser absorvido sai com a ficha surja?não pode prestar serviços público e excluido de outros direitos na sociedade e caso do atual Presidente da República ? A exceção da Lei!!!
    Esse é o Brasil em que vivemos.!!

    Responder
  2. Acredito eu,que a preocupação seja voltada:para Declaração de Renda falsa,Comprovante de endereço falso para obter Título Eleitoral,caso do nosso Município.
    Propaganda Eleitoral antecipada nos Município. Aqui é um exemplo:
    Quando inauguração uma obra ou presta um serviço social eleitoreiro em vez de elogiar ou dignificar o secretário da Pasta os elogios vai para um futuro Candidato a Prefrito.

    Responder

Deixe um comentário