Em uma declaração nesta terça (19), Lula demonstrou confiança nas perspectivas econômicas do país e desafiou os analistas da OCDE a se reunirem para um café e provarem que estão errados.
“Vi uma manchete que me deixou muito irritado, da OCDE fazendo julgamento da economia brasileira […] Quero apresentar essa gravação, para dizer para o pessoal da OCDE, para tomar café e provar que vocês erraram.”
Segundo Lula, a OCDE desconhece a realidade brasileira. “Como vocês dão palpite, se vocês não sabem? […] Queria falar para o pessoal que fica pessimista: o Brasil vai crescer. Os dados que tenho e as possibilidades que temos são muito grandes. O dinheiro está circulando na mão das pessoas. Estou muito otimista para 2024.”
Essa posição otimista do presidente vai ao encontro das declarações feitas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que prevê um crescimento mais robusto, estimando 2,5% para o mesmo período.
Haddad, em declarações anteriores, destacou a confiança no potencial econômico do Brasil e em seu papel como uma economia em crescimento.