Pesquisa “A Cara da Democracia” Revela Mudanças nas Preferências Políticas dos Brasileiros

Em agosto, o Instituto da Democracia realizou a pesquisa “A Cara da Democracia”, que trouxe à tona mudanças significativas nas preferências políticas dos brasileiros. Os resultados surpreenderam ao revelar que 22% dos entrevistados se consideram alinhados à direita do espectro político, enquanto apenas 11% se identificam com a esquerda.

Comparando com dados de 2019, no primeiro ano do mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL), houve um notável aumento no número de pessoas que se consideram de direita. Em 2019, apenas 11% dos entrevistados se identificavam nessa posição, enquanto aqueles que manifestavam alinhamento à esquerda eram apenas 6%.

Outros aspectos importantes da pesquisa indicaram que 79% dos entrevistados são contrários à legalização do aborto e 70% se opõem à descriminalização das drogas. Esses resultados refletem uma postura conservadora predominante entre os participantes da pesquisa.

O estudo, que envolveu 2,5 mil eleitores, foi conduzido por meio de entrevistas presenciais realizadas em 167 cidades em todo o Brasil, durante o período de 22 a 29 de agosto.

Deixe um comentário