O secretário de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária do município de Imperatriz, Josafam Bonfim Moraes Rego Júnior, é alvo de uma investigação que apura irregularidades em suposta prática do crime de contratação direta ilegal.
Além do gestor, são investigados os advogados Gustavo de Oliveira Leite, José do Egito Fagundes dos Santos e Wallas Kenard Evangelista Lima.
Conforme apurado pelo site Matias Marinho, foi constatado que Josafam Bonfim Moraes Rego Júnior inexigiu licitação fora das hipóteses previstas em lei ao mesmo tempo em que deixou de observar as formalidades pertinentes à inexigibilidade, enquanto Gustavo de Oliveira Leite, José do Egito Fagundes dos Santos e Wallas Kenard Evangelista Lima comprovadamente concorreram para a consumação da ilegalidade, beneficiando-se da inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.
Com base nas provas de irregularidades, o Ministério Público do Maranhão instaurou um procedimento investigatório criminal para colher elementos de informação sobre os fatos e precisar a autoria visando à propositura de ação penal.
Foi solicitado ao Fórum da Comarca de Imperatriz – MA e de Teresina – PI e à Justiça Federal certidão de antecedentes criminais em nome de Josafam Bonfim Moraes Rego Júnior, Gustavo de Oliveira Leite, José do Egito Fagundes dos Santos e Wallas Kenard Evangelista Lima.