André Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), indicado por Bolsonaro (PL), rejeitou, nesta terça-feira (25), cinco pedidos de investigação contra o presidente sobre a fala de que “pintou um clima” com meninas venezuelanas.
Na decisão, André afirma que não há elementos mínimos ou lógicos que justifiquem a abertura de um inquérito.
“A despeito das especulações levantadas na maioria das representações, não há quaisquer elementos minimamente concretos, ou mesmo lógicos, a indicar na fala presidencial que algum ato de ofício tenha sido retardado ou deixado de ser praticado”, escreveu o ministro, em uma das decisões.
A polêmica sobre a fala começou após uma declaração do presidente Jair Bolsonaro a um podcast. Bolsonaro insinuou que meninas venezuelanas têm de se prostituir no Brasil para “ganhar a vida”.
“Elas estavam arrumadinhas. Vi que eram parecidas. Pintou um clima, entrei em casa e vi que todas eram venezuelanas. E estavam todas se arrumando. E aí eu pergunto: meninas que têm entre 14 e 15 anos se arrumando num sábado? Pra quê? Você quer isso para sua filha? Escolhas erradas”, disse.