O ex-deputado federal Waldir Maranhão (PSDB) oficializou na segunda-feira, 26, a desistência de sua candidatura a vereador de São Luís. A decisão foi formalizada em termo de renúncia, já protocolado na Justiça Eleitoral e confirmado por José Ribamar Gomes Júnior, analista judiciário da 3ª Zona Eleitoral da capital maranhense. Maranhão, que foi vice-presidente da Câmara dos Deputados e ganhou notoriedade em 2015 ao anular a votação do impeachment de Dilma Rousseff (PT), reconheceu mais tarde que sua ação foi um “equívoco do ponto de vista político”.
Após enfrentar derrotas nas eleições de 2018 e 2022, em que obteve votações inexpressivas, Maranhão retornaria às urnas em 2024, mas optou por desistir.
Nas últimas eleições, sua candidatura enfrentou obstáculos legais devido a irregularidades em contas do período em que foi reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). Com a renúncia, Maranhão encerra temporariamente sua trajetória política em meio a um histórico de polêmica e desafios judiciais.