O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve nessa terça-feira, 30, no Ministério da Saúde, em Brasília, onde se encontrou com o secretário de Atenção Primária, Nésio Fernandes, para tratar de temas referentes à agenda estratégica. No encontro, projetos estruturantes para o estado foram discutidos e, ainda, o Prontuário Eletrônico do Cidadão, ferramenta que qualifica os dados para subsidiar o planejamento das ações.
“Quando atuamos em parceria com o município, conquistamos bons resultados. Para isso, desde o início da gestão, o governador Carlos Brandão tem consolidado parcerias com os municípios, especialmente na área da saúde. Nesse sentido, ampliamos o diálogo com o Ministério da Saúde sobre a execução do Prontuário Eletrônico Cidadão no território, importante ferramenta para fortalecer o planejamento da saúde”, destacou o secretário Tiago Fernandes.
Nésio Fernandes ressaltou a importância do diálogo com o gestor da Saúde e os temas propostos na agenda. O secretário de Atenção Primária também se colocou à disposição do Maranhão para colaborar com o Estado no processo da expansão da ferramenta. PAS em Saúde Mental
Em seguida, o secretário Tiago Fernandes seguiu até o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para cumprir mais uma etapa da agenda. O encontro teve por objetivo discutir as Planificação da Atenção à Saúde (PAS) e a linha de cuidado em saúde mental. Participaram da reunião o secretário Executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e os assessores técnicos Maria José Evangelista e Nereu Henrique Mansano, do Conass.
“Viemos falar aqui sobre as prioridades da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) com foco na saúde mental. A planificação visa um cuidar transformador”, acrescentou o secretário Tiago Fernandes.
Municipalismo
Na sequência, o gestor Tiago Fernandes encontrou-se com a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS), Thaís Mesquita, no Ministério da Saúde. O secretário ouviu as demandas do colegiado e reforçou o apoio da gestão estadual. Também foram abordados temas como a oferta de capacitação para os gestores através de curso específico, Atenção Básica e destinação de emendas.