EUA pedem que seus cidadãos saiam da Rússia imediatamente

Os Estados Unidos enviaram comunicado para que seus cidadãos que deixem a Rússia imediatamente, em momento de tensão causada pela guerra na Ucrânia e o risco dos mesmos sofrerem violações no âmbito dos direitos humanos. O comunicado foi compartilhado nesta segunda-feira, 13.

“Os cidadãos americanos que residem ou viajam na Rússia devem partir imediatamente. É preciso exercer maior cautela devido ao risco de detenções injustas. Não viajem para a Rússia”, disse a embaixada dos Estados Unidos em Moscou.

A embaixada ainda afirmou que “serviços de segurança russos prenderam cidadãos norte-americanos sob acusações espúrias, apontaram cidadãos norte-americanos na Rússia por detenção e assédio, negaram-lhes tratamento justo e transparente e os condenaram em julgamentos secretos ou sem apresentar provas confiáveis”, ainda em nota.

Sobre o cenário descrito em nota, ele está relacionado com o fato da Rússia ter aberto um processo criminal contra um cidadão dos Estados Unidos por suspeita de espionagem, segundo o Serviço Federal de Segurança (FSB) do país, em informação divulgada no último mês.

 

Deixe um comentário