Os deputados eleitos do PCdoB, Rodrigo Lago e Ana do Gás, travam uma briga interna pela vaga de 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão.
A situação tenta ser contornada pelo presidente estadual do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry. Contudo, até o momento, o caso segue indefinido. Isso porque Lago foi indicado pela legenda, após votação interna realizada há pouco mais de uma semana. Mas Ana do Gás, que disputava a indicação com ele, decidiu manter sua candidatura ao posto de forma avulsa.
Se ela mantiver a candidatura, os dois precisarão disputar os votos dos colegas parlamentares no dia 1º de fevereiro, quando será eleito o novo comando da Casa.
Rodrigo Lago vive a expectativa de que a colega aceite desistir da disputa, respeitando a decisão partidária. “Estamos trabalhando para que a deputada compreenda esse processo democrático e avalie sua posição, qualquer deputado pode se lançar de forma avulsa, mas a construção da eleição da mesa se dá por consenso e acordos políticos. A gente espera que a deputada compreenda isso e recue nesse ponto.”
A ofensiva do PCdoB tem uma razão de ser: a sigla quer defender a decisão interna porque, se Lago e Ana do Gás forem para a disputa no voto, é muito provável que a deputada vença o pleito.