Representantes da área de Tecnologia da Informação do Senado Federal estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conhecer as funcionalidades do sistema eletrônico de votação e inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica.
Durante a visita, os representantes do Legislativo obtiveram informações a respeito da urna eletrônica e do sistema eletrônico de votação brasileiro. Além disso, eles tiveram a oportunidade de conhecer a urna desmontada e acessar os componentes que fazem o equipamento funcionar.
Segundo o assessor de planejamento da STI, Elmano Alves, “fraudar o sistema é inviável”, pois existem várias barreiras de segurança que dificultam a ação daqueles que tenham interesse em lesar de alguma forma o voto eletrônico.
Desde outubro de 2021, o TSE disponibiliza um espaço físico para receber partidos políticos e entidades interessadas para a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todos os programas do sistema eletrônico de votação que serão utilizados no pleito deste ano.