Os pré-candidatos ao governo do Maranhão, Josimar de Maranhãozinho (PL) e Lahesio Bonfim (PTB), foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) por propaganda eleitoral antecipada referente às eleições de 2022.
Josimar foi condenado por conteúdos referentes ao “Encontro de Prefeitos do PL”, no dia 04 de setembro de 2021 onde foram disponibilizados na rede social Instagram, inclusive com transmissão ao vivo, e contaram com interações virtuais que demonstram a ampliação e eficácia da propaganda eleitoral antecipada, tais como “Meu governador tamos juntos nessa campanha 22 Rumo a vitória!”, “Pode contar comigo”, “Vamos com tudo meu futuro governador”.
Já o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes realizou diversas visitas aos municípios maranhenses, como Itinga, Buriticupu, Carolina, Arame e Grajaú, que contaram com a utilização de som, jingle e fogos de artifício. A divulgação de imagens e vídeos foram postadas nas redes sociais Instagram e Facebook.
Por violarem o art. 36 da Lei 9.504/97, que rege a propaganda eleitoral antecipada, o TRE/MA decidiu que Maranhãozinho e Lahesio efetuem o pagamento de multa no valor de R$ 5 mil.