Tiago Fernandes atualiza cenário da Covid-19 no Maranhão e reforça a importância da vacinação contra a doença

Em entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, afirmou a existência do número de novos casos da Covid-19, no Maranhão.

Tiago comentou sobre o surgimento da subvariante BQ.1 da Ômicron, e que medidas preventivas foram retomadas no estado.

“Diante disso que o governador Carlos Brandão pediu que a gente instalasse novos pontos de testagem, além do nosso fixo que é o centro de testagem no Hospital Genésio Rego, a gente abriu na Policlínica do Coroadinho e também na Escola de Saúde Pública. A gente percebeu um aumento do número de casos positivos assim que a gente abriu esses novos pontos, logo nessa primeira semana do dia 21 ao dia 28 de novembro. Nós estávamos tendo casos positivos em torno de 30% a 35% de quem realizava naquela semana”, disse Tiago Fernandes.

O secretário ressaltou que apesar do aumento no número de casos, atualmente o cenário é de estabilidade e reforçou que é preciso estar vigilante analisando o cenário de forma geral.

“Tranquilizar a população que o nosso cenário hoje é de estabilização. A gente precisa analisar não somente os casos positivos, mas também outros vetores, o processo de imunização, de cobertura vacinal, os números de internações, para que a gente tenha noção do quadro geral e estar analisando por semanas epidemiológicas”, destacou o secretário de Estado da Saúde.

No final da entrevista, Tiago alertou sobre a importância da segunda dose de reforço do imunizante contra a Covid-19.

“Nós precisamos alertar a população que muita gente ainda não tomou a segunda dose de reforço, e por isso as estratégias de campanhas de vacinação e de pontos itinerantes que nós colocamos à disposição do Maranhão. A vacina é o caminho para que a gente continue nessa estabilidade e possa passar por essa situação. O que nós vamos ter é que aprender a conviver, como a gente já vive hoje”, finalizou.

Deixe um comentário