A TV Globo exibiu uma matéria no “Jornal Hoje” em que relata os perigos e riscos de vidas em que crianças da Ilha de Tauá Mirim, Zona Rural de São Luís, são submetidas durante o caminho às escolas.
Segundo a reportagem, a negligência do prefeito Eduardo Braide (Sem partido) pode resultar em uma grande tragédia, principalmente se não houver rapidez para a disponibilização de um meio de transporte seguro para os estudantes.
O problema inicial foi relatado ainda em uma matéria divulgada ainda no mês de maio de 2022, em que uma reportagem anterior informava que, diariamente, os alunos precisavam andar cerca de 5km ou pagar 14 reais no serviço de mototáxi para irem e voltarem das suas escolas.
A situação durou por seis meses e, após a reportagem, a Prefeitura de São Luís disponibilizou um ônibus escolar.
No entanto, o problema foi solucionado pela metade, já que após chegar no ponto final os alunos precisavam realizar a travessia de um rio por meio de canoas pequenas e sem colete salva-vidas. Na maioria das vezes as embarcações vão lotadas de estudantes.
Segundo os canoeiros, as viagens ficam mais perigosas durante o período de estiagem, já que os ventos fortes dificultam a navegação. “Venta muito, o rio é estreito, mas é perigoso quase toda a tarde, mas a gente tem que fazer o percurso tirando das ondas para poder encostar, porque se levar de uma vez é arriscado a canoa ir pro fundo”, disse o canoeiro José Carlos Serra.
O barco que poderia levar os estudantes gratuitamente e com segurança quebrou há oito anos. E outras duas embarcações alugadas para o transporte dos alunos, estão paradas porque o contrato não foi renovado.