O candidato a deputado estadual nas eleições de 2022, Inácio Cavalcante Melo Neto (PDB), ingressou na Justiça Eleitoral pedindo a anulação dos votos do PSC – Partido Social Cristão, sigla que elegeu dois deputados estaduais: Fernando Braide, irmão do prefeito de São Luís, e o atuante Wellington do Curso.
No processo, Inácio argumenta que o partido de Fernando e Wellington agiu de modo fraudulento ao desviar da finalidade do registro de candidaturas por percentuais de gênero.
“Sob manto do atendimento formal da regra que prevê ao menos 30% de mulheres nas chapas proporcionais1 (a chamada “cota de gênero”), o partido político PSC fatidicamente violou o propósito da ação afirmativa ao lançar candidaturas femininas sabidamente irreais”, diz marido de Eliziane Gama, na Ação.
Essa é a segunda ação na qual Inácio Melo tenta mudar o resultado das eleições. Na primeira, ele pede também na Justiça Eleitoral – sustentando os mesmos motivos – para que os votos do deputado federal Neto Evangelista (União Brasil) sejam anulados.