Ratos voltam a roer as conquistas libertárias da democracia

O ex-presidente Lula voltou a afirmar sobre a necessidade de regulamentar redes sociais no brasil, ao criticar o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido). 

Para Lula, é preciso regulamentar as redes sociais, regular a internet e colocar um parâmetro para o uso. Ele disse que uma coisa é utilizar os meios de comunicação para informar, educar e outra coisa é para fazer maldade e contar mentiras e causar prejuízo à sociedade!

Çei…

Essa declaração é nada mais nada menos do que uma revelação da obsessão típica dos ditos republicanos e democratas por controlar a imprensa e, agora, as redes sociais.

Ao elencar os modos como se busca tolher a imprensa [redes sociais], o pensador francês Alexis de Tocqueville, ainda no século XIX, no trecho da obra “A democracia na América” sustenta que na ânsia por combater os excessos, põe-se em risco toda a liberdade de expressão. Não há meios para combater o que o autor chama de exageros da liberdade de imprensa que não sejam mais danosos à sociedade do que esses próprios exageros. E o exagero, naturalmente, varia de acordo com os olhos de quem o avalia.

“Quando se concede a cada um o direito de governar a sociedade, é necessário reconhecer também a sua capacidade de escolher entre as diferentes opiniões que agitam seus contemporâneos e de apreciar os diferentes fatos cujo conhecimento pode guiá-los. A soberania de um povo e a liberdade de imprensa são, pois, duas coisas inteiramente correlatas”.

Que fique o alerta para esses roedores serviçais de regimes autoritários!

[Relembre aqui uma dessas tentativas de cercear a liberdade de imprensa. O alvo agora, também, são as redes sociais]

Deixe um comentário