
O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (Novo), anunciou nesta quinta-feira (11) sua desistência da disputa pelo Governo do Maranhão nas eleições de 2026.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o político informou que passará a disputar uma vaga no Senado Federal, afirmando que abre mão da candidatura ao Palácio dos Leões em nome de um projeto maior para o estado. No pronunciamento, Lahésio também fez críticas à possibilidade de continuidade de grupos políticos no comando do Maranhão, em referência indireta ao projeto de sucessão do governador Carlos Brandão.
A decisão altera o cenário da sucessão estadual e aumenta as especulações sobre uma possível aliança com o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), embora Lahésio ainda não tenha oficializado apoio a nenhum pré-candidato ao governo. Nos bastidores, a expectativa é de que ele integre um palanque de oposição e forme uma chapa ao Senado, hipótese que ganha força entre aliados.
A movimentação política também reacende o debate sobre o equilíbrio da disputa estadual, enquanto lideranças aguardam um novo posicionamento do agora pré-candidato ao Senado sobre os próximos passos de sua estratégia eleitoral.






