Guardas municipais denunciam precarização e criticam projetos da Prefeitura na Câmara de São Luís

Um grupo de guardas municipais de São Luís esteve presente nesta segunda-feira (11) na Câmara Municipal para protocolar dois abaixo-assinados com denúncias de precarização das condições de trabalho, supostas perseguições internas e críticas aos Projetos de Lei Nº 0073/2026 e Nº 0074/2026, encaminhados pela Prefeitura ao Legislativo. Segundo os representantes da categoria, as propostas alteram remuneração e direitos dos servidores sem diálogo prévio com os guardas municipais.

Um dos documentos apresentados reúne 346 assinaturas de agentes de diferentes turmas e classes da corporação. Durante a manifestação, o guarda municipal Marcel Reis Monroe afirmou que a categoria enfrenta falta de estrutura básica, com deficiência de viaturas, ausência de equipamentos obrigatórios e escassez de armamentos para atuação nas ruas.

Durante o Grande Expediente da sessão, o co-vereador Jhonatan Soares repercutiu as denúncias e afirmou que os projetos podem provocar perdas salariais entre R$ 1 mil e R$ 2 mil para parte da categoria. O parlamentar também denunciou supostas retaliações contra servidores que participaram de manifestações, incluindo registros de boletins de ocorrência e pedidos de anulação de nomeações de guardas em estágio probatório.

Após o debate, o líder do governo na Câmara, Dr. Joel, declarou que levará as reivindicações à prefeita Esmênia Miranda e defendeu a realização de audiência pública para discutir os projetos. Também participaram da reunião os vereadores Astro de Ogum, Douglas Pinto, Professora Magnólia e Octávio Soeiro, além da presidente do SINFUSP, Lúcia Barbosa.

Comandante da Guarda Municipal é flagrado utilizando veículo público fora do padrão legal em São José de Ribamar

 

O Comandante da Guarda Municipal de São José de Ribamar foi flagrado utilizando um veículo Chevrolet Onix, de cor branca, placa ROR-9H79, que, embora não possua adesivação oficial nas portas dianteiras, como exige a legislação vigente, é um automóvel locado por empresa contratada pela Prefeitura, caracterizando-se como bem de uso exclusivo da Administração Pública. Diferentemente do que ocorre com outros órgãos públicos, inclusive de fiscalização como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, o veículo em questão não apresentava qualquer identificação visual obrigatória.

Imagens registradas mostram o Comandante embarcando no veículo trajando bermuda e chinelos, vestimentas incompatíveis com o exercício da função pública, o que indica, em tese, que ele não se encontrava em horário de expediente. Além disso, estava acompanhado de uma pessoa estranha aos quadros da Administração Municipal. Segundo informações, o uso desse mesmo veículo já teria sido alvo de denúncia junto ao Ministério Público, levantando suspeitas sobre possível uso indevido de patrimônio público.

De acordo com o Decreto nº 1.460/2018, veículos custeados com recursos públicos devem ser utilizados exclusivamente a serviço da Administração, devidamente identificados e recolhidos diariamente às garagens oficiais. Caso não haja justificativa legal, a conduta pode configurar irregularidade administrativa, além de possíveis implicações penais e por improbidade administrativa. Diante dos fatos, cabe aos órgãos competentes apurar rigorosamente a situação, garantindo transparência, legalidade e os devidos esclarecimentos à população de São José de Ribamar.