Brandão reúne secretariado e define saída de pré-candidatos até 31 de março

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, reuniu o secretariado no Palácio dos Leões para alinhar mudanças na equipe de governo e tratar do cenário político para as eleições deste ano.

Durante o encontro, ficou definido que os secretários que pretendem disputar cargos eletivos em outubro devem deixar as funções até o dia 31 de março. Ao todo, 13 nomes foram citados como possíveis candidatos a vagas na Assembleia Legislativa do Maranhão e na Câmara dos Deputados.

Entre os pré-candidatos a deputado estadual estão Tiago Fernandes, Paulo Casé, Cricielle Muniz, Luís Henrique, Wolmer Araújo, Júnior Vianna, Sebastião Madeira, Natássia Weba e Abigail Teles. J

á para a Câmara dos Deputados aparecem os nomes de Vinicius Ferro, Bira do Pindaré e Washington Oliveira. Além deles, Orleans Brandão também deve deixar o cargo até o fim do mês para disputar o governo do estado.

Durante a reunião, os secretários apresentaram balanços das gestões, enquanto o governador destacou a trajetória do grupo político iniciado em 2015, com a eleição de Flávio Dino. Com as saídas, o governo deverá promover ajustes para garantir a continuidade das atividades nas secretarias.

Comandante da Guarda Municipal é flagrado utilizando veículo público fora do padrão legal em São José de Ribamar

 

O Comandante da Guarda Municipal de São José de Ribamar foi flagrado utilizando um veículo Chevrolet Onix, de cor branca, placa ROR-9H79, que, embora não possua adesivação oficial nas portas dianteiras, como exige a legislação vigente, é um automóvel locado por empresa contratada pela Prefeitura, caracterizando-se como bem de uso exclusivo da Administração Pública. Diferentemente do que ocorre com outros órgãos públicos, inclusive de fiscalização como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, o veículo em questão não apresentava qualquer identificação visual obrigatória.

Imagens registradas mostram o Comandante embarcando no veículo trajando bermuda e chinelos, vestimentas incompatíveis com o exercício da função pública, o que indica, em tese, que ele não se encontrava em horário de expediente. Além disso, estava acompanhado de uma pessoa estranha aos quadros da Administração Municipal. Segundo informações, o uso desse mesmo veículo já teria sido alvo de denúncia junto ao Ministério Público, levantando suspeitas sobre possível uso indevido de patrimônio público.

De acordo com o Decreto nº 1.460/2018, veículos custeados com recursos públicos devem ser utilizados exclusivamente a serviço da Administração, devidamente identificados e recolhidos diariamente às garagens oficiais. Caso não haja justificativa legal, a conduta pode configurar irregularidade administrativa, além de possíveis implicações penais e por improbidade administrativa. Diante dos fatos, cabe aos órgãos competentes apurar rigorosamente a situação, garantindo transparência, legalidade e os devidos esclarecimentos à população de São José de Ribamar.

Eduardo Braide cai 6 pontos em pesquisa após caso do “Carro do Milhão”

A pesquisa Datailha, divulgada na segunda-feira, 19, acendeu um sinal de alerta na campanha de reeleição do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

Realizada após a repercussão negativa do caso do “Carro do Milhão”, o levantamento mostrou uma queda de 6 pontos percentuais na intenção de votos para Braide, que agora aparece com 49,8%, em comparação aos 56,1% registrados há um mês, segundo o mesmo instituto, em um cenário sem a deputada federal Roseana Sarney (MDB).

Com a queda significativa, novas rodadas de pesquisa serão fundamentais para entender se Braide conseguirá se recuperar deste impacto ou se o resultado negativo se tornará uma tendência que pode comprometer sua campanha.

Grande montadora de veículos paralisa atividades no Brasil

A Volkswagen decidiu suspender de forma temporária a produção de veículos em três de suas fábricas situadas no Brasil. A empresa argumenta que a estagnação do mercado automobilístico brasileiro, e o anúncio ocorre ao mesmo tempo em que o governo Lula (PT) divulga subsídios de R$ 500 milhões para fomentar as vendas de veículos no país.

A montadora interrompeu completamente a produção nas fábricas de Taubaté, no interior de São Paulo, e de São José dos Pinhais, no Paraná, nessa semana. Essa última, aliás, já vinha atuando em apenas um turno desde o início do mês. A fábrica de Paraná produz o utilitário esportivo T-Cross, enquanto que em Taubaté são montados os modelos Polo Track, sucessor do Gol, e Novo Polo. Os dias de suspensão de atividades nessas duas unidades serão compensadas pelos funcionários através do banco de horas.

Inclusive, no próximo mês, a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde são produzidos os modelos Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e a picape Saveiro, também ficará suspensa por dez dias. Os trabalhadores dos dois turnos entrarão em férias coletivas a partir de 10 de julho.

Segundo a Volkswagen, todas as medidas de flexibilização estão previstas em acordo coletivo firmado com o sindicato e os trabalhadores. Já o governo, através do Ministério da Fazenda, optou por não comentar sobre o assunto.