Brasil autoriza doação de aeronaves e equipamentos militares a Paraguai e Uruguai

O governo brasileiro autorizou a doação de quatro aeronaves pertencentes à Polícia Federal e à Marinha do Brasil para o Paraguai e o Uruguai. A decisão, que contou com aval do Congresso Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12).

O Paraguai receberá dois helicópteros Bell 412 Classic, do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal, enquanto o Uruguai será contemplado com duas aeronaves Bell Jet Ranger III, de propriedade da Marinha.

Além das aeronaves, o Brasil também irá doar ao Paraguai equipamentos militares do Comando do Exército, entre eles uma passadeira flutuante de alumínio e seis Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado, modelo M108.

Segundo o governo federal, os materiais são considerados obsoletos e a doação não compromete a capacidade operacional das Forças de Segurança e de Defesa brasileiras. As aeronaves serão entregues nas condições atuais de conservação, com os custos de transporte até a fronteira custeados pela União.

Justiça Eleitoral exige registro prévio de pesquisas sobre as Eleições 2026

Desde a última quinta-feira (1º de janeiro), todas as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relacionadas às Eleições Gerais de 2026 ou a possíveis candidatas e candidatos passaram a ser obrigadas a registrar os levantamentos junto à Justiça Eleitoral, mesmo que os resultados não sejam divulgados.

A exigência está prevista no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e determina que o cadastro seja feito até cinco dias antes da divulgação, com informações detalhadas sobre contratante, custos, metodologia, período de realização, plano amostral, margem de erro e intervalo de confiança.

O registro deve ser realizado exclusivamente de forma eletrônica, por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), e os dados ficam disponíveis ao público por 30 dias.

A Justiça Eleitoral destaca que não faz controle prévio nem avalia os resultados das pesquisas, atuando apenas quando provocada. A divulgação de pesquisas sem registro pode resultar em multas que variam de 50 mil a 100 mil UFIRs, enquanto a divulgação de pesquisa fraudulenta é considerada crime, com pena de detenção e multa. Durante o período oficial de campanha, também é proibida a realização de enquetes eleitorais.

Médicos concluem segunda cirurgia para conter crise de soluços de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma nova cirurgia nesta segunda-feira (29), em Brasília, com o objetivo de conter crises persistentes de soluços.

O procedimento foi concluído pouco antes das 15h e teve como finalidade bloquear o nervo frênico esquerdo, responsável pelo controle do diafragma, complementando a intervenção realizada no último sábado (27), no lado direito.

A informação foi confirmada pela esposa, Michelle Bolsonaro, por meio de uma postagem nas redes sociais, na qual afirmou que o procedimento foi finalizado e que aguardavam a transferência dele para o quarto.

Internado no Hospital DF Star desde o dia 24 de dezembro, Jair Bolsonaro também foi submetido, no dia de Natal, a uma cirurgia de hérnia inguinal.

De acordo com a equipe médica, a previsão de alta é para o dia 31 de janeiro. Michelle Bolsonaro é a única acompanhante autorizada a permanecer com o ex-presidente durante a internação. A expectativa agora é pela divulgação de um novo boletim médico ou coletiva de imprensa com mais detalhes sobre o estado de saúde.

Oposição convoca coletiva na Câmara para defender impeachment de Alexandre de Moraes

A oposição ao governo federal convocou uma coletiva de imprensa para esta segunda-feira (29), na Câmara dos Deputados, com o objetivo de defender o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A iniciativa é liderada pelo deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), novo líder da oposição, e ocorre durante o recesso parlamentar, iniciado em 23 de dezembro e com término previsto para fevereiro.

Na última terça-feira (23), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou no Senado um pedido de impeachment contra o ministro.A mobilização ganhou força após reportagem do jornal O Globo sobre um suposto encontro entre Alexandre de Moraes e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, envolvendo o Banco Master. Damares acusa o ministro de suposta advocacia administrativa, alegando que ele teria intercedido em favor da instituição financeira, o que é negado por Moraes, que afirma ter tratado apenas da Lei Magnitsky.

Atualmente, há mais de 80 pedidos de impeachment contra o ministro no Senado, nenhum em tramitação. Após a repercussão do caso, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou a coleta de assinaturas para uma CPI, enquanto o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) também articula um novo pedido de impeachment na Câmara.

Pesquisa Datafolha aponta maioria dos brasileiros se identifica com a direita

Pesquisa Datafolha realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro revela que 57% dos brasileiros se identificam com posições mais próximas aos polos do espectro político. Do total de entrevistados, 35% se classificam como de direita e 22% como de esquerda.

Outros 7% se dizem de centro-esquerda, 17% de centro, 11% de centro-direita e 8% não souberam responder. O levantamento ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios do país, com margem de erro de dois pontos percentuais. A pesquisa utilizou uma escala de 1 a 7 para posicionamento ideológico, indo da esquerda à direita.

O estudo também mostrou leve predominância de petistas sobre bolsonaristas. Em uma escala de 1 a 5, 40% dos entrevistados se declararam petistas, enquanto 34% se identificaram como bolsonaristas; 18% se disseram neutros. O apoio a Lula foi maioria em nove dos 11 levantamentos feitos desde 2022.

O Datafolha aponta ainda diferenças relevantes por faixa etária, escolaridade e religião, além de indicar que, mesmo entre eleitores ideologicamente definidos, há migração de votos: 22% dos que se dizem de direita afirmaram ter votado em Lula em 2022, enquanto 9% dos que se identificam com a esquerda declararam voto em Bolsonaro.

Lançamento de foguete sul-coreano em Alcântara é reagendado para esta segunda-feira

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi reagendado para as 15h45 desta segunda-feira (22). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), este é o último dia da janela de lançamento.

Caso seja bem-sucedida, a operação poderá marcar o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro, reforçando a importância estratégica da base maranhense para o setor aeroespacial.

Inicialmente previsto para a última quarta-feira (17), o lançamento foi adiado após a detecção de uma anomalia no sistema de refrigeração do oxidante do combustível. Uma nova tentativa, realizada na sexta-feira (19), também precisou ser suspensa devido ao funcionamento anormal de uma válvula de ventilação no tanque de metano líquido do segundo estágio.

Após inspeções e a substituição do componente, a empresa confirmou que o foguete está apto para nova tentativa. O veículo levará cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais para a órbita baixa da Terra, e a operação será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Innospace, com coordenação da FAB.

Após adiamentos, foguete sul-coreano deve realizar 1º voo comercial espacial a partir do Maranhão

Após dois adiamentos, está previsto para esta sexta-feira (19), às 15h45, o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir da Base de Alcântara, no Maranhão. O voo marcará a primeira missão comercial espacial realizada a partir do território brasileiro.

A operação havia sido suspensa após a start-up Innospace identificar uma anomalia no sistema de resfriamento do fornecimento de oxidante do primeiro estágio do foguete durante a inspeção final, problema que levou à substituição de componentes e à liberação do dispositivo para lançamento.

Batizada de Spaceward, a missão levará ao espaço cinco satélites e três dispositivos experimentais que apoiarão pesquisas em mais de cinco áreas científicas, desenvolvidas por instituições do Brasil e da Índia.

A operação envolve o trabalho coordenado de 27 profissionais, cada um responsável por monitorar sistemas específicos do foguete, desde a estrutura até os sistemas de propulsão e refrigeração.

O lançamento só é autorizado após o aval conjunto de todas as equipes, e a missão completa deve ser concluída em até sete minutos, levando o HANBIT-Nano da base maranhense à órbita da Terra.

Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,6 anos e atinge maior nível da série histórica

A expectativa de vida ao nascer no Brasil chegou a 76,6 anos em 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo IBGE. O número representa um avanço de 2,5 meses em relação ao ano anterior e consolida o aumento contínuo da longevidade dos brasileiros.

Em nove décadas, o país ampliou em 31,1 anos o tempo médio de vida, saltando de 45,5 anos em 1940 para o patamar atual. O estudo mostra ainda diferenças significativas entre homens e mulheres: enquanto eles passaram de 73,1 para 73,3 anos, elas avançaram de 79,7 para 79,9 anos.

Apesar da melhora, a sobremortalidade masculina permanece elevada, especialmente entre jovens de 15 a 29 anos, reflexo do maior número de mortes por causas externas como homicídios, acidentes e suicídios fenômeno intensificado desde os anos 1980.

No cenário global, o Brasil segue distante das maiores expectativas de vida, lideradas por Mônaco (86,5 anos), San Marino (85,8), Hong Kong (85,6), Japão (84,9) e Coreia do Sul (84,4).

Mesmo assim, o país registra avanços importantes na saúde pública, como a queda da mortalidade infantil: em 2024, foram 12,3 mortes por mil nascidos vivos, contra 12,5 no ano anterior uma redução expressiva diante dos 146,6 óbitos registrados em 1940.

Segundo o IBGE, programas de vacinação, pré-natal, aleitamento materno, nutrição infantil, agentes comunitários, maior escolaridade e expansão do saneamento básico contribuíram para o progresso.

A pesquisa também aponta que brasileiros de 60 anos vivem, em média, mais 22,6 anos maior nível já registrado enquanto aos 80 anos, mulheres têm expectativa adicional de 9,5 anos e homens de 8,3 anos, indicando ganhos consistentes no envelhecimento saudável da população.

Foguete inédito será lançado no Maranhão

O Brasil dará um passo histórico na próxima semana com seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional.

A Operação Spaceward 2025, conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB), colocará em voo o foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Segundo a FAB, o marco representa a entrada do país no competitivo mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novas perspectivas de receita, atração de investimentos e fortalecimento da indústria aeroespacial.

A operação inclui a integração de cinco satélites e três experimentos ao veículo lançador, em testes iniciados na segunda-feira, 10, pela empresa Innospace.

Câmara de São Luís aprova homenagem ilegal a Lula com título de cidadão ludovicense

Durante a sessão ordinária desta semana, os vereadores de São Luís aprovaram, em regime de urgência, a concessão do título de cidadão ludovicense ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A proposta, apresentada pelo Coletivo Nós (PT), recebeu aprovação unânime dos 19 parlamentares presentes. No entanto, a iniciativa contraria o Regimento Interno da Câmara Municipal, que exige que o homenageado tenha residido ou resida na capital maranhense, o que não se aplica ao presidente.

O artigo 156 do regimento, alterado em 2017, mantém essa exigência como condição para a concessão do título honorífico.

Assim, a homenagem aprovada é considerada ilegal, e só poderia ser validada mediante nova alteração regimental.

Caso o parlamento insista na iniciativa sem corrigir o dispositivo, corre o risco de sofrer questionamentos judiciais, o que poderia causar constrangimento político tanto à Câmara quanto ao próprio homenageado.