Brandão manda recado sobre 2026 

Na mesma sexta-feira em que pavimentou uma possível aliança política com o prefeito de Codó, Chiquinho da FC (PT), o governador Carlos Brandão (PSB) também visitou Governador Luiz Rocha e aproveitou o palanque montado pelo prefeito José Orlanildo (PSDB) para mandar um recado direto à classe política: eleição só em 2026. “O que o povo tá querendo saber agora é de obra.

O povo não tá querendo saber de eleição agora. Eleição é em 26”, disparou o governador, em tom firme, diante da pressão de aliados por definições antecipadas. Brandão reforçou que, no tempo certo, reunirá prefeitos e vereadores para tratar do tema e frisou que sua prioridade, no momento, é garantir a continuidade de seu legado: “Tem algumas coisas que não vai dar tempo de eu inaugurar… É muito importante a gente entregar para a pessoa certa”.

Enquanto adia debates eleitorais, Brandão acelera o ritmo da infraestrutura no estado, e o engenheiro Aparício Bandeira segue firme no comando da Sinfra. Após rumores de que deixaria a pasta no fim do ano passado, Bandeira provou o contrário: está dobrando a jornada para atender à crescente demanda por obras, como a ponte sobre o rio Itapecuru, anunciada em Codó.

Responsável por tocar uma das engrenagens mais estratégicas do governo, ele lidera uma corrida contra o tempo para concluir projetos até abril de 2026, quando, segundo interlocutores, o governador deve renunciar ao cargo para disputar uma vaga no Senado.

Romeu Zema não pretende concorrer à Presidência em 2026

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou em um evento realizado pelo Grupo Lide em São Paulo nesta segunda (25) que não tem intenção de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026. “Eu estarei colaborando, sim, mas quero muito apoiar alguém, não quero ser o nome”, declarou Zema.

O governador de Minas Gerais defende a escolha de um candidato em comum para a direita, alegando que a união de forças é essencial para aumentar as chances de sucesso nas eleições. Ele espera que qualquer desavença entre os possíveis candidatos seja superada até 2026 para permitir uma abordagem mais colaborativa.

Embora tenha sido um apoiador expressivo de Bolsonaro, Zema mencionou diferenças de opinião com o ex-presidente. Ele destacou a ausência de parentes em cargos públicos em Minas Gerais e a ênfase na gestão baseada em família, negócios e carreiras. Quando questionado sobre Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, como possível candidato da direita em 2026, Zema afirmou que apoiará o candidato mais competitivo escolhido pelo Consórcio Sul e Sudeste (Cosud).

Além disso, Zema aproveitou o evento para criticar as administrações petistas em Minas Gerais e no governo federal. Ele expressou sua oposição a políticas de fomento, como auxílios e bolsas, e enfatizou seu apoio à iniciativa privada como meio de impulsionar a geração de empregos.