Censura? Ministro da Justiça quer ação contra jornalistas por suposta apologia a um suicídio de Bolsonaro

O jornalista Ricardo Noblat, colunista da revista Veja e responsável por um blog que leva seu nome, provocou um grande debate nas redes sociais neste domingo (10), ao fazer uma postagem no Twitter em que estimula a prática do suicídio ao sugerir que o presidente da República, Jair Bolsonaro, abreviar sua vida.

Ele tentou uma retratação dizendo que não deseja a morte de ninguém, e que apenas repercutiu um artigo sobre o assunto, no caso a crônica do também jornalista Ruy Castro, que sugeriu o suicídio do presidente norte-americano, Donald Trump.

“Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar a derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil, nenhum  minuto sem Bolsonaro será cedo demais”, escreveu o jornalista.

Na postagem, ele faz uma linkagem para o artigo “Saída para Trump: matar-se”, de Ruy Castro, na Folha de São Paulo.

A repercussão foi imediata. A ministra da Mulher, Damares Alves, chegou a sugerir a suspensão da conta do jornalista, pelo Twitter, e o ministro da Justiça, André Mendonça, prometeu ação contra Noblat e Castro por iniciarem a morte de dois chefes de estado.

Ricardo Noblat, sem se desculpar, disse que apenas fez uma clipagem do artigo de Ruy Castro, cujo acesso é para assinantes da Folha. “Não desejo a morte de ninguém. Minha religião o impediria. Mas ao fazer, como faço aqui, um clipping diário da mídia, não posso nem devo ignorar o que me pareça que repercutirá, mais ainda quando publicado em um grande jornal. Seria uma forma odienta de autocensura”  comentou.

Depois de responder a vários questionamentos e aplausos pela sua pregação, Ricardo Noblat desejou, com ironia, vida longa ao presidente. “Por fim: vida longa ao presidente Jair Bolsonaro para que ele possa colher o que plantou”.

Inquérito

O ministro da Justiça fez três postagens sobre o caso e prometeu a abertura de inquérito contra Noblat. “Alguns jornalistas chegaram ao fundo do poço. Hoje 2 deles instigaram dois Presidentes da República a suicidar-se. Apenas pessoas insensíveis com a dor das famílias de pessoas que tiraram a própria vida podem fazer isso. (segue…)”, disse ele.

Numa segunda postagem, ele diz que “apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações. Fazê-lo é um desrespeito à pessoa humana, à nação e ao povo de ambos os países”.

Por fim, o ministro anuncia que medida tomará: “Por isso, requisitarei a abertura de Inquérito Policial para apurar ambas as condutas. As penas de até 2 anos de prisão poderão ser duplicadas (§ 3º e 4º do art. 122 do Código Penal), sem prejuízo da incidência de outros crimes”.

Bolsonaro escolhe ex-procurador Geral de Imperatriz para a corte do TRE Maranhão

Imperatriz – O presidente da República, Jair Bolsonaro, indicou o ex-Procurador Geral do Município de Imperatriz para o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão (TRE-MA).

Gilson Ramalho de Lima, 51 anos, é casado, advogado há 23 anos, especialista em Direito Eleitoral e Direito do Estado, com expertise em Direito Público e do Trabalho, e empresarial, além de ser professor de Direito Econômico.

Cabe ao presidente da República nomear um juiz federal e um procurador para compor a corte dos tribunais eleitorais.

No caso da indicação do procurador, o processo, começa no TRE, a partir de inscrição destinada a membros da OAB, e, havendo classificação do candidato, ele é submetido a uma espécie de sabatina no âmbito do tribunal regional.

Três são escolhidos e referendados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que após a aprovação, submete a lista tríplice ao presidente da República, que dá a última palavra, neste caso a nomeação.

Secretaria de Saúde de Ribamar emite nota sobre morte de recém-nascido na Maternidade Municipal

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), encaminhou esclarecimentos ao blog sobre a morte de um recém-nascido na maternidade do município (reveja aqui a notícia publicada aqui com exclusividade).

Abaixo, o comentário do blog:

NOTA

A Secretaria de Saúde do município de São José de Ribamar informa que lamenta a morte do bebê ocorrida nesta terça-feira, 5, na Maternidade Municipal de São José de Ribamar, e ressalta que todos os procedimentos necessários foram realizados no intuito de salvar o feto e a mãe.

A paciente deu entrada às 8h30 e foi a primeira a ser atendida na maternidade, onde passou por uma avaliação médica, sendo diagnosticada a presença de mecônio espesso (primeiras fezes eliminadas pelo feto dentro do útero), com dificuldade em respirar após inalar matéria fecal para dentro dos pulmões. Os batimentos cardíacos do feto estavam em 70 bpm, sendo que os batimentos de um feto giram em torno de 120 a 160 bpm. Com isso, imediatamente a paciente foi encaminhada para uma cirurgia de emergência, após identificação do sofrimento fetal.

Infelizmente, após o nascimento, o feto nasceu com fraqueza muscular, em morte fetal aparente, apgar 1 (teste feito ao recém-nascido para avaliar sua vitalidade), sem reação a todas às manobras realizadas pelo pediatra na tentativa de salvá-lo.

Logo após identificar o estado geral e a vitalidade do bebê, foi necessária uma entubação devido às complicações. Mesmo com todas as manobras aplicadas, o recém-nascido não resistiu e faleceu.

Comentário do blog: De acordo com informações de familiares, o Município de São José de Ribamar será responsabilizado na Justiça por suposta negligência no atendimento. Segundo eles, se no sábado tivesse havido o atendimento, é bem provável que a criança, que nasceu com 4 kg, ainda estivesse com vida.

Maternidade de Ribamar registra morte de recém-nascido

Completando 42 semanas de gravidez, mãe foi orientada a aguardar “o momento” em casa

Em meio à confusão do início da atual gestão do prefeito Julinho (PL), em São José de Ribamar, com a exoneração de milhares de pais e mães de família, um registro triste e lamentável: a morte de um recém-nascido na Maternidade Municipal.

O óbito aconteceu às 10h50 da última terça-feira (05). No sábado (02), a mãe, Gilvana Ana Araújo Brito, 34 anos, completando 42 semanas de gravidez, procurou a maternidade, mas foi avisada de que “não era o momento” e que deveria aguardar em casa.

Como as dores continuaram e a dilatação progredia, a mãe retornou na madrugada de terça e teve o bebê logo que chegou. Horas depois de nascer, a criança veio a falecer.

Cabe ressaltar que é bem provável que esse episódio fatal não tenha relação direta com o caos e insegurança que se instalaram na Prefeitura com as famigeradas exonerações.

Tanto na maternidade como no hospital, não houve alteração contratual com o Instituto que faz a gestão das duas unidades, o IDVH (Instituto de Desenvolvimento e Valorização Humana). Com prazo aditivado ainda na gestão anterior (reveja aqui), o contrato não foi suspenso, como aconteceu com os contratos temporários, interrompidos por meio de decreto.

Entretanto, logo no primeiro dia do ano, apresentou-se na maternidade, como indicado direto do novo prefeito, um novo obstetra, assumindo unilateralmente os plantões.  

O blog solicitou à Assessoria de Comunicação da Prefeitura esclarecimentos sobre o incidente, mas até a publicação dessa postagem não obteve resposta.

Marcial deixa a posição de “moedor” para ser “moído” ao aceitar liderança do governo na Câmara

O vereador Marcial Lima (Podemos) será o líder do Governo na Câmara Municipal de São Luís. O anúncio foi feito via Twitter, pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos). A escolha se explica pelo fato de que o parlamentar é do partido do prefeito e foi um dos aliados mais ativos durante os dois turnos da campanha.

Ao aceitar a tarefa de ser o porta-voz do Governo na Câmara Municipal, o vereador Marcial Lima dá uma guinada forte na sua carreira parlamentar.

Explica-se: jornalista, repórter da TV Mirante e da Rádio Mirante FM, Marcial Lima entrou na política embalado pelo trabalho jornalístico voltado para os problemas da cidade, sobretudo os que afetam os bairros e as comunidades periféricas, com incursões também na seara policial. Eleito em 2016, fez um mandato baseado no lastro jornalístico, o que lhe deu base para a reeleição em 2020.

Como líder, seu discurso vai mudar radicalmente, pois sairá da condição de crítico dos problemas para se tornar o principal defensor do Governo municipal, ou seja, deixa a condição de “pedra” para se tornar defensor da “vidraça”. Deve ter medido e pesado com precisão os prós e contras da condição de líder. Se o fez, chegou, claro, à conclusão de que é um bom caminho parlamentar. Mas se aceitou seduzido pelo prestígio, ainda tem tempo de medir e pesar, para não correr riscos.

Com informações do blog do Ribamar Corrêa.

Alô, alô MP! Prefeitura de Ribamar desaparece com dados da Covid-19

Quem acessou o Instagram da Prefeitura pela manhã só encontrou a propaganda da nova logo que lembra a marca da antiga Telemar

Em sete dias de gestão, se quiser trabalhar, o Ministério Público (MP) já pode em São José de Ribamar.

De decretos absurdamente zerados (coisa que só acontecia em prefeituras pequenas e distantes dos olhos do MP) a sumiço de Diários, só no campo da falta de transparência, os indícios de improbidade administrativa já são diversos.

Mas se não bastassem essas incorreções burocráticas, porém, não menos graves, quem acessou ontem pela manhã o perfil oficial da Prefeitura no Instagram se deparou com um descalabro que certamente vai dar panos para as mangas: o sumiço dos dados municipais da Covid-19.

Além de interromper sua divulgação, a atual gestão sumiu com todos os boletins do Instagram, que vinham sendo publicados rigorosamente desde que a Promotoria de Saúde do Município exigiu a publicidade diária desses números.

Na verdade, não só os dados da Covid-19 tomaram chá de sumiço como todas as demais postagens, algo inédito já que nem em 2017 as publicações da gestão anterior foram excluídas, do Instagram e nem dos demais canais oficiais de comunicação.

Uma ação medíocre e lamentável que tira do cidadão, da imprensa e do próprio Ministério Público o direito de acessar as pertinentes informações.

Gentil e Erlanio registram chapas e se engalfinham

Os dois candidatos à Presidência da Famem registraram chapa no final da tarde desta quarta-feira. No ato de registro, os dois concederam entrevista coletiva à imprensa.

Erlanio Xavier voltou a criticar duramente a suposta participação do governador em exercício, Carlos Brandão, em favor do seu oponente e disse ter 152 votos.

Fábio Gentil, por sua vez, rebateu o argumento da participação como algo depreciativo. Disse que tem o apoio de Brandão, pela amizade que tem com ele, não por ele ser vice ou por estar na interinidade do governo.

Com relação ao número de votos, Gentil se disse otimista e garantiu que no dia 14 os votos necessários para a sua eleição aparecerão.

“Aprendi que a gente só tem o que mostra, o que o meu adversário mostrou deve ser o que ele tem”, disse ao ser questionado sobre o fato de estar, no momento da entrevista, acompanhado de poucos prefeitos e muitos deputados.

Abaixo, as duas chapas:

Sobe a temperatura na eleição da Famem

A eleição da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), que acontece no próximo dia 14, já dominou os bastidores da política do Estado.

De um lado, o prefeito Fábio Gentil (Caxias), com seu padrinho não declarado, o governador em exercício, Carlos Brandão; do outro, Erlanio Xavier (Igarapé Grande), com seu parceiro, o senador Weverton Rocha, que, embora de férias, movimenta as peças do xadrez para tentar emplacar mais uma vez o atual presidente no comando da entidade.

Na agenda de hoje (06), além das declarações duras contra Carlos Brandão, logo pela manhã, Erlanio concede às 16h, entrevista coletiva, e Gentil, às 17h, oficializa o registro de sua chapa, que tem o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles como vice.

Gentil, a exemplo do que vem propagando Carlos Brandão, enalteceu o municipalismo no nome da chapa com o tema “A municipalização é para todos”.

Já Erlanio, que também exaltou o municipalismo, tentou rasgar seda para Flávio Dino, homenageando o pai do governador com o seguinte slogan: “Sálvio Dino: Municipalismo na prática”.

Com o tabuleiro armado, segue o jogo!

Com exoneração em massa, Ribamar tem serviços públicos paralisados; saúde e educação são os mais prejudicados

Enquanto os serviços de saúde, educação e outros foram paralisados, na Prefeitura a movimentação foi grande

A decisão natural de início de algumas gestões, de exonerar contratados e cargos comissionados, contraditória, porém, haja vista que o próprio prefeito Julinho de Maranhãozinho (PL), em sua posse, garantiu que não exoneraria nenhum pai de família ribamarense, começa a dar dor de cabeça para a população.

Quem precisou dos serviços públicos hoje pela manhã, seja na área da saúde, educação ou assistência social, por exemplo, acabou frustrado. Ocupantes de cargos em comissão, os médicos e enfermeiros foram todos despachados dos seus postos de trabalho.

Mesmo na área da saúde, são pouquíssimos ou quase nada os profissionais efetivados.  

Na área da educação, a frustração se repetiu. O processo de matrícula também foi interrompido. Diretores, professores e demais funcionários foram todos exonerados. Neste caso, a situação é ainda pior porque além dos comissionados, por meio de decreto, o prefeito suspendeu os contratos de serviços temporários, deixados pela gestão anterior para que serviços não sofressem solução de continuidade.

Na Agência do Trabalho, ligada à Secretaria de Assistência Social do Município, os serviços foram interrompidos no meio do expediente. Mesmo sabendo que já estavam exoneradas, três funcionárias foram dar expediente normalmente por entenderem ser essencial as suas funções no setor.

No momento em que estava atendendo clientes, as três funcionárias foram chamadas para deixarem o prédio da agência, pois os serviços delas não eram mais necessários. Ocorre que as três são credenciadas, com senhas individuais, pelo Ministério da Economia para operar o programa do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que gera os benefícios do seguro desemprego, por exemplo, uma das maiores demandas do município.

Como é burocrático o credenciamento para operador desse sistema, e como não houve uma transição eficiente, é possível até que o município perca o posto de atendimento, caso as interrupções persistam.

O blog tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação para obter respostas sobre as demandas, mas não obteve respostas.

Eleição da Famem: Erlanio Xavier e Fábio Gentil devem registrar chapas até amanhã

Disputa: Erlanio e Gentil devem encabeçar chapas

Os prefeitos dos municípios filiados e aptos da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) têm até amanhã (06-01), às 18h, para registrar chapas que irão disputar as eleições da Nova Diretoria e Conselho Fiscal da entidade.

São elegíveis para os cargos da Diretoria e Conselho Fiscal todos os prefeitos dos municípios associados quites com as obrigações perante a instituição no ato do pedido de inscrição.

Poderão participar do processo de eleição à Diretoria e Conselho Fiscal da FAMEM qualquer chapa inscrita e registrada na Coordenação Administrativa da entidade até 08 (oito) dias antes da data marcada para a Assembleia Eletiva, ou seja, às 18h do dia 06/01/2021, nos termos do art. 57 do Estatuto.

A eleição será realizada no dia 14 de janeiro de 2021, quinta-feira, das 08h às 18h, na sede da FAMEM, na Av. dos Holandeses, n.06, Qd.08. Calhau, em São Luís, capital do Maranhão, por votação direta e secreta em cédula única.

Até o momento, duas chapas devem ser registradas. Uma encabeçada pelo atual presidente, Erlanio Xavier, de Igarpé Grande, e a outra pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil.