
O ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad afirmou que continua favorável à chamada “taxa das blusinhas”, mesmo após a revogação da cobrança do imposto federal sobre compras internacionais de até US$ 50.
Em declaração feita na última quarta-feira (27), Haddad disse que não mudou de opinião sobre a medida, criada em 2024, e argumentou que ela buscava garantir equilíbrio tributário entre empresas instaladas no Brasil e plataformas estrangeiras de comércio eletrônico. Segundo ele, os estados continuam cobrando ICMS sobre essas operações, o que mantém o debate sobre a tributação das importações.
Apontado como possível candidato ao Governo de São Paulo em 2026, Haddad também comentou o cenário político e voltou a criticar a gestão do governador Tarcísio de Freitas.
Além disso, abordou a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro do PT, afirmando que ainda é cedo para discutir o tema, mas defendendo a realização de prévias partidárias para a escolha de futuros candidatos. Segundo ele, uma disputa interna para definição de nomes fortaleceria o processo democrático dentro da legenda.
