Jantar de Lula com ministros do STF expõe divisões após sanção dos EUA a Moraes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu, na noite desta quinta-feira (31), seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em um jantar no Palácio da Alvorada, em um gesto simbólico de apoio ao ministro Alexandre de Moraes, sancionado pelos Estados Unidos sob a acusação de violar direitos humanos.

Estiveram presentes os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Flávio Dino e o próprio Moraes, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Apesar do convite a todos os integrantes da Corte, cinco ministros não compareceram: Luís Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça, ausências interpretadas nos bastidores como sinal de cautela ou distanciamento da articulação política liderada pelo Planalto.

Sem declarações públicas ao final, o encontro reforçou o apoio institucional a Moraes diante da pressão externa, mas também escancarou divisões internas no STF em um momento delicado, às vésperas da retomada dos trabalhos do Judiciário, marcada para esta sexta-feira (1º).

Deixe um comentário