Pesquisa revela queda na confiança do Centrão no governo Lula 

Uma nova pesquisa da Genial Quaest aponta uma mudança significativa na percepção dos deputados federais, especialmente os alinhados ao Centrão, sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A maioria dos parlamentares agora demonstra descrença na recuperação da atual gestão.

A avaliação negativa da relação entre o Palácio do Planalto e o Congresso subiu de 47% para 51%. Entre deputados independentes, o índice saltou de 45% para 65%, enquanto no grupo de centro foi de 38% para 49%.

As projeções sobre a aprovação da agenda do governo também pioraram: 57% dos entrevistados agora consideram baixas as chances de Lula conseguir aprová-la, contra 47% em maio.

O pessimismo se reflete também na avaliação da política econômica, que 64% dos parlamentares acreditam estar indo na direção errada (eram 55%). Já pensando em 2026, 68% creem que Lula será candidato, mas metade dos deputados entrevistados acredita que o próximo presidente virá da oposição.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, desponta como principal nome oposicionista, ganhando força entre parlamentares de todos os espectros ideológicos. Em paralelo, 51% avaliam que Jair Bolsonaro deveria desistir de disputar a eleição.

Deixe um comentário